Guia Completo Para Quem Nunca Tomou Café Especial
Você já se perguntou o que é que tem de tão especial nesse tal ‘café especial’? Se você ainda não sabe, não se preocupe! A diferença começa com o cuidado extra com os grãos de café na fazenda. Continua com a criação do perfil de torra específico para cada lote de café. É muita atenção para entregar o melhor café! Continue lendo ou assista o vídeo para entender.
Café especial é uma categoria de café, com uma qualidade bem superior aos que costumamos encontrar no supermercado. Ele é feito com um cuidado tão grande que o resultado é um café muito mais delicado, quase sem amargor e bem doce, que são característicos do grão. Nem precisa de açúcar! (Veja aqui o menu de vinte e quatro cafés especiais da coffee&joy.)
Pense no café tradicional. Ele tem uma torra muito mais desenvolvida (altas temperaturas) para disfarçar todas as imperfeições, como grãos imaturos, cascas, etc. Essa característica do processamento do café tradicional é prevista pela legislação, mas por conta disso, ele acaba eliminando a maior parte dos aromas e sabores naturais dos grãos e deixando o produto final com um sabor linear e com um amargor muito acentuado. Esse amargor intenso faz a maioria das pessoas adicionarem açúcar para tomar o café.
Com o café especial, é diferente. Ele pode ter um aroma e sabor com notas de frutas, chocolates, castanhas, florais, entre outros. E tudo isso é natural do grão, com a influência do local em que ele é cultivado. Além disso, o cuidado durante a colheita para garantir frutos maduros também faz muita diferença!
(Veja aqui a diferença entre café especial e café tradicional).
A forma em que o café é plantado, tratado, colhido, processado, torrado e preparado é que traz essas notas sensoriais. A cor do café especial, inclusive, é bem mais clara que a cor do café tradicional. Isso acontece porque a torra é feita com muito mais cuidado para destacar as características naturais, resultando em uma cor mais avermelhada. Acredite, essa é a cor verdadeira do café!
(Conheça todo o processo do café especial: do pé até a xícara.)
Aqui na coffee&joy, nos preocupamos com todo o processo: da lavoura até a xícara. Procuramos por cafés o ano inteiro e, na época da colheita, selecionamos alguns cafés para recebermos amostras. Depois, provamos todas elas – já recebemos mais de 500 amostras de café por aqui – para descobrir se estão no perfil que procuramos.
Se o café está no perfil, nós aprofundamos as conversas com o produtor para entender todo o processo produtivo da fazenda, desde o manejo até o cuidado com os colaboradores. E por fim, montamos o nosso menu.
Fazendo o café
Não existe ciência complexa para fazer café, é só seguir o seu gosto. Pode ser no filtro de papel, de pano, prensa francesa, cafeteira italiana, etc. O que você preferir. O importante é que você faça do jeito que gosta!
Para não errar na proporção, recomendamos iniciar com 10g de café para cada 100ml de água fervida. A partir daí, você pode ir ajustando até achar a sua medida ideal. Em outras palavras: 1 colher de sopa de café para 1 copo americano (ou lagoinha, se você for belorizontino (a)) de água.
Uma dica de ouro é moer o café na hora. Assim, ele fica muito mais saboroso e aromático. O grão de café funciona como uma cápsula. Uma vez moído, o café começa a liberar as características naturais que ele possui para o ambiente. Por isso, vale a pena investir em um moedor. Mas se você não quiser, não tem problema! Aqui na coffee&joy, seu café é moído minutos antes de ser embalado.
E a última dica, mas não menos importante: experimente o seu café especial sem açúcar! O café especial já tem sua doçura própria. Se ainda assim quiser adoçar, faça isso depois do café pronto. Assim fica mais fácil diminuir o consumo de açúcar.
No fim, café especial é assim: você começa e toma gosto por todos os processos.