Acertar as medidas do pó e da água para fazer café especial pode parecer um desafio para muita gente.  Mas você sabia que tem como fazer um café nas medidas certas usando utensílios que você tem em casa? Além da qualidade dos ingredientes (pó de café e água), o outro principal fator para fazer o café especial perfeito em casa é a proporção entre eles. Para te ajudar, vamos te mostrar como acertar na medida do seu café de um jeito super fácil!

Primeiro de tudo, devemos deixar claro que não existe uma regra exata para fazer café. Por isso, este é um guia para você começar a medir o café com uma proporção que tende a agradar a maioria das pessoas. A partir daí, você pode ir variando as medidas até achar a que você mais gosta!

É importante ressaltar que um café de qualidade é fundamental. Por isso, é sempre melhor optar por cafés especiais. Esses cafés são extremamente bem tratados para que o máximo do seu sabor seja realçado na xícara. Neste link aqui você encontra cafés especiais e frescos.

Para não ter erro na hora de fazer café especial, nós indicamos usar 10g de pó para 100ml de água fervida. É uma medida que tende a agradar a maioria das pessoas. 

A proporção entre a água e o pó de café altera diretamente a intensidade do sabor da sua bebida. Quanto mais pó de café, mais intenso a sua bebida fica. Em outras palavras: mais “forte” fica o seu café e vice-versa.  O divertido é ir testando proporções e brincando até encontrar o seu gosto.

Caso você não tenha copo medidor e nem balança em casa para medir o pó e a água, tem uma forma prática e eficiente para pesar esses ingredientes.

Para medir a água, use como base o copo americano (lagoinha).  Um copo americano cheio de água até a linha tem capacidade de aproximadamente 130ml.

Nós sempre indicamos usar água mineral ou filtrada para fazer café. Isso porque, a água da torneira pode ter uma grande quantidade de cloro e outros minerais que alteram diretamente o sabor do seu café.

Para medir a quantidade de pó de café, use como base uma colher de sopa. Se encher ela muito, de forma que fique uma “montanha”, com os pózinhos quase caindo, você terá aproximadamente 12 a 15 gramas de pó de café.

Fizemos um vídeo bem rapidinho, para te mostrar como funciona essas medidas para te ajudar na hora de fazer café. Assista aqui e continue lendo para ver a receita completa de como preparar o café no filtro.

 

Agora, com os medidores já calibrados, vamos fazer o café:

 

Você vai precisar de:

  • Coador
  • Filtro de papel
  • Água quente 
  • Café especial coffee&joy

Como preparar:

  • Para preparar 200ml de café, aqueça 3 copos americanos de água filtrada ou mineral até levantar fervura (1 copo para escaldar os utensílios e 2 para fazer o café). A água deverá estar em uma temperatura de cerca de 90-96 °C. Para chegar nessa temperatura, ferva a água e aguarde cerca de um minuto para usá-la.
  • Dobre as costuras do filtro de papel e encaixe no porta filtro.
  • Use um copo americano de água quente para escaldar o filtro de papel, isso ajuda a limpar o filtro e evita gosto de papel em sua bebida.
  • Despeje 2 colheres de sopa bem cheias de pó de café no porta filtro. A moagem deve ser média (se ele for moído imediatamente antes do preparo, fica ainda mais gostoso).
  • Derrame um pouco de água quente em cima do pó até que ele fique todo molhado e aguarde 30 segundos, esse momento se chama pré-infusão onde os sabores e aromas do café são liberados.
  • Em seguida, adicione o restante da água aos poucos e espere até que o líquido comece a gotejar na parte de baixo do porta filtro para finalizar o processo
  • Sirva em seguida. Enjoy!

Agora, se você quer deixar o seu café em casa ainda mais gostoso? Nós temos alguns utensílios exclusivos para melhorar ainda mais a hora do seu café. São produtos que facilitam na hora de fazer café e ainda trazem um charme para a mesa.

 

 

Comprar cafés especiais