Quem é que não ama o aroma do café recém feito que invade a cozinha e até a casa inteira? O que você provavelmente não sabe é que parte desse aroma pode ser liberado antes mesmo do café estar pronto! Moer o café na hora de prepará-lo é uma etapa que influencia – e muito – o resultado final da bebida na xícara e afeta diretamente a sua experiência diária com o café. Mas com essa infinidade de moedores manuais e elétricos no mercado, como saber qual é o mais indicado para cada necessidade? A gente te conta! Continue lendo ou assista o vídeo abaixo para conhecer um pouquinho melhor o Moedor Manual da Tramontina. 

primeiras impressões

O moedor manual Tramontina é bem robusto, não é tão levinho, mas também não possui um peso absurdo. Ele é de um tamanho médio e encaixa perfeitamente na MalaBarista. É feito de acrílico e aço inox. Ele já vem todo montado, apenas com a manivela desencaixada – é bem fácil colocá-la no lugar certo: basta girar o parafuso que se encontra no topo do moedor, inserir a manivela e parafusar novamente – e conta com um apoiador que garante uma boa estabilidade, para facilitar a movimentação dos braços na hora de moer o café. 

Um ponto interessante é que não é necessário retirar a manivela para colocar os grãos de café no moedor. Basta girar a parte superior do moedor que o compartimento para pôr os grãos abre e fecha. Essa praticidade o difere de alguns outros moedores manuais e facilita muito o seu uso.

níveis de moagem

O moedor manual da Tramontina conta com 16 tipos de moagem diferentes – essa informação está no manual e no próprio corpo do moedor – sendo que a moagem número 1 é a mais fina e a moagem número 16 é a mais grossa. Para regular, basta girar o corpo do moedor para a direita ou para a esquerda, até que a seta indique o número da moagem desejada.

O moedor possui um disco de cerâmica, que controla melhor a temperatura e não superaquece o café, como acontece no caso dos discos de ferro, por exemplo. 

limpeza

O moedor é completamente desmontável, o que é um ponto importante para facilitar a limpeza do disco e até mesmo do moedor em si. É indicado que a limpeza dos moedores manuais e elétricos, no geral, seja feita com um pincel com cerdas macias e maleáveis.

capacidade

A parte superior do moedor, onde o café é inserido em grãos, tem aproximadamente 50g de capacidade. Já na parte inferior, onde o café é depositado já moído, o moedor armazena cerca de 25g de café. Clique aqui para receber café em grãos ou moído no conforto da sua casa.

tipos de moagem

1. moagem grossa: configurada no nível 16 do moedor, ela é boa para o preparo do café na prensa francesa e para fazer coldbrew, por exemplo, mas não chega a ser a moagem indicada para o cupping. No geral, não é uma moagem tão pulverizada e bastante homogênea – o que não costuma ser comum nas moagens grossas em moedores de hélice, por exemplo.

2. moagem média: configurada no nível 13, o moedor entrega uma moagem média de alta qualidade e bem constante. Ela seria indicada para a Hario V-60, cafeteira italiana, Pressca, entre outros.

3. moagem fina: é indicada para as máquinas de espresso e o moedor entrega o que é necessário tranquilamente. No nível 1, a moagem é bem fininha e homogênea, e, apesar da moagem fina exigir um pouco mais de esforço – o que é comum, já que os grãos estão sendo bem mais triturados -, é possível fazê-la com bastante tranquilidade. 

Neste link você entende um pouco melhor sobre os tipos de moagem.

minha opinião

Moedor Manual Tramontina tem um ótimo custo benefício – hoje pode ser encontrado na faixa de preço de R$280 a R$300 -, é ergonômico, de fácil utilização e material resistente. Como o moedor é bem consistente e um pouco grande, é melhor fixá-lo no suporte para moer o café. Além de contar com este apoio, a manivela um pouco maior que o convencional torna o processo da moagem simples e mais confortável, sem que se faça necessário dispor de muito esforço.

Como o moedor é novo por aqui, ainda não posso falar sobre a durabilidade, mas se quiser saber posteriormente, acompanhe a gente lá no Instagram @coffee_and_joy que eu te conto como está sendo minha experiência com ele.   

> Acesse aqui o review do moedor elétrico Cadence di Grano <

Comprar cafés especiais