Por que é que o preço do café subiu tanto? Pois é, não foi só impressão sua! Esse aumento tem deixado muita gente preocupada, afinal, café é praticamente item de necessidade básica. Mas o que está por trás disso? Vamos te explicar de um jeito simples o porquê do preço ter subido e, mais importante ainda, por que essa alta torna o café especial uma escolha muito mais vantajosa do que o tradicional de supermercado. No fim, você vai perceber que está pagando quase o mesmo preço por um café que não entrega nem metade da qualidade e experiência. Continue lendo ou assista o vídeo.

A alta no preço do café tem algumas explicações. No Brasil, que é o maior produtor de café do mundo, a combinação de seca e geadas nos últimos anos reduziu a produção e os estoques. Além disso, a demanda global aumentou, com diversos países consumindo mais café, como a China, por exemplo. Isso significa que o produto está mais disputado, e o preço sobe. Outros fatores como a economia também pesam, gerando aumentos no custo dos fertilizantes, combustíveis e mão de obra. E tudo isso reflete no valor que chega até você.

Mas o que tem mais chamado atenção é o café tradicional, que sempre foi mais barato e agora subiu tanto de preço que já não está tão distante do especial. Ou seja, se antes já existiam bons motivos para trocar o café tradicional pelo especial, agora faz ainda mais sentido. E pra entender melhor essa diferença, é importante saber o que realmente tem no seu café de supermercado.

Quando você compra um café tradicional, está levando para casa grãos de qualidade bem inferior, cheios de defeitos. Sabe quando você separa feijão e tira os grãos ruins? Pois é, no café tradicional, esses grãos defeituosos acabam misturados no pacote, junto com folhas, gravetos e cascas. Para esconder essas falhas, a torra é mais escura, deixando o café amargo e exigindo açúcar para equilibrar o sabor. Mas aquele amargor intenso não significa que o café é forte – significa que ele está queimado. Então, se você achava que café preto e amargo é sinal de qualidade, já sabe que não é bem assim. 

Entre o tradicional e o especial, existe o café gourmet, que tem uma seleção um pouco melhor, mas ainda não atinge o nível de qualidade do especial. Já o café especial, é outro patamar. Ele passa por uma seleção rigorosa, sem defeitos, e a torra respeita as características naturais do grão, resultando em uma bebida equilibrada, saborosa e naturalmente doce. E o melhor? Você não precisa adicionar açúcar.

Se quiser experimentar um café especial de verdade com preço justo, dá uma olhada na nossa seleção de cafés aqui na coffee&joy. E para ter sempre cafés fresquinhos chegando na sua casa, sem preocupações, a nossa assinatura de cafés especiais pode ser a escolha ideal. Além de pagar praticamente o mesmo preço, você leva um café muito mais puro e com uma experiência sensorial única.

Agora que a diferença de preço entre o tradicional e o especial diminuiu, o custo-benefício do café especial ficou ainda mais interessante. Além da qualidade, estes cafés tem uma variedade imensa de notas sensoriais e podem até ser usados em receitas incríveis – é só conferir no blog ou no instagram para conferir quantas possibilidades existem! E um detalhe importante: o café especial é rastreável. Isso significa que você sabe exatamente de onde ele veio e como foi produzido, garantindo mais transparência e qualidade.

Então, faz sentido continuar pagando quase o mesmo preço por um café de qualidade bem inferior? Aqui na coffee&joy, a gente acredita que todo mundo merece um café bom e acessível, e, por isso, seguimos garantindo uma seleção criteriosa, com cafés frescos e de qualidade.

Se você ainda não experimentou um café especial, essa é a oportunidade perfeita para fazer a troca e descobrir um café que realmente vale a pena. Está na hora de deixar o café queimado e amargo pra trás e aproveitar o que o Brasil tem de melhor!

Comprar cafés especiais