A prensa francesa é uma forma simples e charmosa para preparar o café. Algo que chama a atenção na prensa francesa, além da praticidade, é o design. Pode variar entre detalhes mais minimalistas aos mais ousados, com a mistura de diversos materiais e formatos. São tantas opções de formatos e valores, que geram dúvidas na hora de escolher. Testamos diferentes prensas francesas para entender qual a diferença entre uma prensa francesa de R$ 200,00 e outra de R$ 20,00. Assista ao vídeo completo ou continue lendo para ver nossas percepções sobre os tipos de prensa francesa.

 

Origem da Prensa Francesa

A prensa francesa é um clássico no preparo de cafés. Sua origem causa uma certa confusão, pois possui diversas patentes com origens e nomes diferentes pelo mundo. A primeira versão da prensa francesa foi patenteada pelos franceses Mayer e Delforge, em 1852. Mas o modelo ainda não era o que conhecemos hoje.

Fonte: Wikimedia

A versão da prensa francesa que mais lembra a que usamos atualmente, foi patenteada em 1929 pelos italianos Attilio Calimani e Giulio Moneta. O diferencial do modelo foi o acréscimo de uma selagem na lateral do filtro. O que deixou a separação do pó do café com o líquido mais eficiente.

Todavia, o design mais popular foi registrado pelo suíço Faliero Bondanini em 1958. Foi justamente essa versão que popularizou a prensa francesa pelo mundo. 

E aí, ficou empolgado com a prensa francesa, né?
Se teve dúvida na hora de escolher uma prensa francesa no meio de tantas opções existentes. Pode ficar tranquilo, preparamos um conteúdo super especial para te ajudar nessa missão!

Mas antes, é necessário saber como a prensa francesa funciona e tirar algumas dúvidas sobre a utilização de forma segura e prática. Vamos lá?


Como a prensa francesa funciona?

Basicamente, a prensa francesa prepara o café por meio da infusão. O que significa que o café precisa ficar em contato com a água durante um tempo para extrair todos os compostos do grão. 

O tempo médio para preparar um café na prensa francesa é entre 3 e 4 minutos. Pense que quanto maior o tempo de preparo maior será a extração do café. Aqui o café precisa ser moído mais grosso, pois se a moagem for muito fina, aumenta a superfície de contato do pó do café e pode super-extrair, o que traz amargor para a bebida.

Após este tempo é necessário abaixar o êmbolo para separar o pó do café do líquido. O resultado final será uma bebida bastante encorpada, com presença dos óleos naturais do café e um equilíbrio entre os atributos sensoriais de corpo e doçura.

A prensa francesa é composta por três partes principais:
– Corpo/jarra: geralmente é feita de vidro temperado e é onde a água fica em contato com o café moído durante a extração. O café pode ser servido diretamente da prensa francesa para xícara após o preparo.
– Filtro de malha metálica: responsável pela separação entre o pó e a água.
– Haste central: liga o sistema de filtragem do café a tampa.

As outras partes da prensa francesa são: suporte superior da malha, suporte inferior da malha, tampa, puxador da tampa e alça lateral.

O café especial preparado na prensa francesa fica bastante encorpado e  realça a sua doçura natural, enquanto a acidez não se destaca muito como a do café feito no filtro de papel. Por este motivo, é ideal para pessoas que apreciam um café mais intenso e adocicado, preferencialmente utilizando cafés especiais com notas naturais de chocolate  e de doces.

Além disso, a prensa francesa é uma ótima opção para quem quer reduzir a produção de lixo durante o preparo de café, por não usar filtros de papel. 

Veja mais detalhes sobre a prensa francesa aqui.

O que é importante saber na hora de escolher uma prensa francesa  de qualidade

A prensa francesa pode ser encontrada com facilidade em lojas e na internet. Com uma grande diversidade de valores, tamanhos e marcas. Mas afinal, como escolher uma que atenda a sua rotina?

Abaixo, listamos alguns detalhes que fazem diferença na hora de adquirir uma prensa e algumas especificidades que devemos considerar na hora de adquirir uma.


1- Material

Quando compramos algo sempre queremos que dure o maior tempo possível. E com a prensa francesa não seria diferente. A qualidade, espessura e material do copo devem ser considerados na hora da compra. Existem prensas francesas de plástico ou acrílico, e também com um vidro muito fino e de baixa qualidade.

Um copo de baixa qualidade, pode acabar gerando alguns sufocos durante o dia a dia, como acidentes durante o preparo. Alguns vidros e plásticos não suportam o calor da água quente e podem trincar com eventuais choques térmicos.

Existem modelos de prensa francesa com detalhes em metal, plástico e até mesmo madeira. Isso também vai definir a durabilidade da peça, já que componentes feitos de plástico podem estragar com mais facilidade.

Além disso, as outras peças da prensa, como a alça e a tampa, devem ser de boa qualidade. Uma alça que não dê um suporte bom para segurar na hora de servir e uma tampa que não encaixe adequadamente, pode ocasionar acidente com a bebida quente na hora de servir o café.

Vale lembrar que existem modelos em que é possível retirar até a jarra, por exemplo.  Aqui é importante ter atenção na hora da limpeza e remontagem para não danificar ou quebrar durante o processo.

Se possível, procure por modelos que tenham uma vidraria mais grossa e peças com material reforçado. 

Palavra-chave: durabilidade e segurança

 

2- Malha metálica do filtro

A prensa francesa prepara o café por imersão e isso quer dizer que o café moído grosso é deixado em contato com água alguns minutos. E como não é utilizado nenhum filtro de papel durante o processo, o café pode ficar com muitos resíduos (pózinhos de café) no fundo da xícara. 

Pois isso, é importante se atentar ao espaçamento da malha metálica da prensa francesa, responsável pela filtragem do café. O funcionamento será similar ao de uma peneira de cozinha, por exemplo. Aqui uma malha com espaçamento menor ou maior vai definir a quantidade de resíduos na xícara.

Esses resíduos, são micropartículas do café e dão uma textura a mais na boca, o que pode agradar ou desagradar algumas pessoas. Uma dica caso o café fique com muitos resquícios de pó, é peneirar o café já moído na peneira para remover pózinhos de tamanhos menores que podem aparecer na moagem do café ( ou o que os especialistas de café chamam de “fines”).

Além do espaçamento da malha, é importante ressaltar que a qualidade dela também influencia. Uma malha feita de material inoxidável vai durar muito mais tempo, além de não trazer sabores metálicos ao café. Dependendo da prensa francesa, essa malha pode desfiar e abrir na hora de fazer o café. 

A malha desfiada fica pontuda e pode machucar – tome cuidado na hora de manusear o filtro se a malha da prensa francesa estiver desfiada.

Palavra-chave: resíduos

3- Tamanho

Existem diversos tamanhos de prensas francesas no mercado. Daqueles que atendem uma pessoa aos que conseguem preparar uma grande quantidade de café de uma vez só.

Pois isso, escolha um modelo que atenda seu consumo de café. Por exemplo, se costuma preparar apenas uma xícara por vez, opte por prensas de até 350ml. Já para quem toma muito café ou faz café para mais pessoas, os modelos de 600ml ou 1l são os mais apropriados.

Palavra-chave: consumo


4-Preço

O preço de uma prensa pode variar muito. Podemos encontrar modelos de marcas famosas como Hario, Bialetti e Bodum que possuem um valor mais elevado. Essas empresas são conhecidas mundialmente pela fabricação de equipamentos para o preparo de café.

Entretanto, é possível encontrar prensas francesas com preços mais acessíveis. Nesse caso, podemos encontrar tanto marcas famosas como outras desconhecidas. O que vale é o quanto está disposto ou pode investir e a qualidade dos materiais. 

O custo-benefício deve ser levado em consideração nessa parte, pois materiais de baixa qualidade podem afetar na durabilidade e funcionamento da prensa francesa. Todavia, isso não significa que uma prensa francesa mais barata não vai durar tanto quanto uma com maior investimento, já que a forma como você cuida pode prolongar a vida útil dela.

Ainda, o preço e o material da prensa francesa também tem pouca relação com a qualidade na bebida final. Contando que use uma prensa que esteja limpa, bem conservada, com uma malha metálica boa, é possível ter um bom café, independente de quanto custou.

Palavra-chave: qualidade e custo-benefício

Segurança e custo-benefício são as palavras-chaves na escolher uma prensa francesa. Por isso, escolha a que melhor se encaixa e atende suas demandas do dia a dia.

Economizar é sempre tentador e como seria diferente, né? Antes de comprar uma prensa francesa pesquise sobre marcas e modelos e veja se essa economia vai valer a pena no final.

É possível fazer um bom café na prensa francesa, independente do valor que você pagou nela. O que vai influenciar na hora de fazer a compra é a durabilidade e design.

Lembre-se de escolher cafés e uma água de boa qualidade quando for preparar um café. Isso deixará o café ainda mais gostoso. Já que mais de 90%  do café é composto por água. Acesse para saber como a água pode afetar a qualidade do seu café na hora do preparo.

Acesse aqui para comprar a sua prensa francesa


E aqui vão algumas dicas para preparar café de forma segura, prática e saborosa na prensa francesa

1° Utilize a moagem grossa. Pois, uma moagem fina (indicada para máquinas de espresso) deixará o café super amargo.

2° Se possível, realize a moagem do café minutos antes do preparo. Ah, caso não tenha um moedor disponível, não se preocupe. Podemos enviar o café com a moagem certinha para a prensa francesa. Confira nossa assinatura!

4° Durante a montagem da prensa francesa, lembre-se de encaixar bem todas as peças. Isso garante a segurança e o funcionamento correto na hora do preparo. 

5° A peneira pode ser uma grande aliada para retirar um pouco das micropartículas (fines) de café que se formam durante a moagem.

6° Caso queira um café mais “limpo”, antes de abaixar o êmbolo, retire o café moído que ficou na superfície da prensa francesa com uma colher.

7° O tempo é seu aliado! Para o preparo de um café saboroso na prensa francesa o tempo médio é entre 3 e 4 minutos.
8° E não se esqueça de realizar a limpeza após o uso. 

9° Enjoy!

Acesse para descobrir mais detalhes sobre a prensa francesa

Tem dúvidas com relação a outras formas de preparar café? Conta para a gente nos comentários. Podemos ajudar na hora de escolher o que melhor se encaixa na sua rotina!


Bônus: Qual o melhor café para usar na prensa francesa?

Tomar um café saboroso pode fazer maravilhas ao nosso dia a dia, né! E sabemos que o melhor café é aquele que agrada nosso paladar ou combina mais com a forma como preparamos o café. Para a prensa francesa indicamos os cafés com um sabor doce e mais intensos.

Um dos nossos queridinhos aqui é o café Talismã, que fica INCRÍVEL na prensa francesa! A doçura e o corpo cremoso ficam muito perceptivos na xícara, junto com as notas acentuadas de chocolate ao leite, macadâmia, tâmara, maçã madura e lima.

Comprar cafés especiais