4 Receitas Clássicas de Cafeteria para Fazer em Casa Macchiato, Latte, Mocha e Affogato

Publicado em Tags , , , ,

O café faz parte do dia a dia de muita gente. Logo de manhã, após o almoço ou a tarde, ele é uma ótima escolha na hora de energizar nossa rotina e trazer um ritual cheio de sabor. Só que algumas vezes dá vontade de sair do café coado de todo dia e se deliciar no mundo dos drinks cafeinados. Por isso, preparamos um vídeo explicando as diferenças entre algumas bebidas super famosas de cafeteria, com dicas para você replicar elas em casa. Assista ao vídeo ou continue lendo para entender a diferença entre Macchiato, Latte, Mocha e Affogato.

 

Nas cafeterias, a base para preparar a maioria dos drinks com café é o café espresso. Isso porque, além de ser rápido e prático de fazer, ele também possui muita intensidade de sabor. Esse sabor intenso ajuda a realçar o gosto do café quando usado nos drinks que misturam outros ingredientes, como o leite ou o sorvete.

A boa notícia, é que não é necessário ter uma máquina de espresso profissional em casa para fazer um café intenso para usar nestes drinks. Já fizemos um post falando como chegar o mais próximo de uma espresso de cafeteria em casa com ou sem máquina, para fazer esses drinks super famosos. Veja o post completo aqui.

Com o café em mãos, fica fácil preparar os drinks famosos de cafeteria. Continue lendo para conhecer um pouco mais e entender a diferença entre Macchiato, Latte, Mocha e Affogato.

O que é Macchiato?

A palavra macchiato vem do Italiano e significa “manchado”. É basicamente o que precisamos fazer para montar a bebida: manchar o café espresso com um pouquinho de leite – mais precisamente a espuma do leite vaporizado.

Aqui a espuma de leite serve para adicionar cremosidade e suavizar o sabor do café, além de adoçar levemente.

O macchiato pode ser uma alternativa para quem busca um café feito de forma rápida, mas que acha o espresso tradicional muito intenso. Ou quer a mistura entre café e leite, mas não tão diluída como o latte, por exemplo.

Origem: Itália

Vaporização: A textura e temperatura do leite são de fundamental importância na sua preparação. O leite deve ter uma espuma com textura aveludada, brilhante e cremosa e fique na superfície do espresso. Além disso, o espresso deve ser extraído perfeitamente.

Sensação tátil na boca: Adiciona cremosidade ao espresso. Aqui o sabor do espresso prevalece, mesmo que suavizado pela espuma de leite.

Montagem: Uma dose de espresso (média de 30ml) + espuma de leite à gosto.

Como fazer em casa: Prepare um café bem intenso na máquina de espresso, ou na cafeteira italiana ou no seu método de preparo usando o dobro de pó que usa normalmente (para saber como fazer café intenso em casa, veja este post aqui). Aqueça 50 ml de leite integral ou vegetal e bata ele para espumar (veja aqui um post completo de como fazer leite espumado em casa). Em uma xícara ou copo pequeno, adicione 30 a 50 ml do café e, com uma colher, pegue apenas a espuma do leite batido que fica na superfície e coloque cuidadosamente em cima do café. Prontinho!

O que é Latte?

O Caffè Latte ou Latte é um drink feito a base de espresso e leite vaporizado e pode ser encontrado com facilidade em cafeterias espalhadas pelo mundo todo. É comum encontrarmos versões geladas ou até com o acréscimo de outros ingredientes, tais como calda de chocolate e caramelo. 

O latte é uma bebida feita em camadas e, por isso, costuma ser muito atrativa aos olhos e ao paladar dos apaixonados pelo café. Ele realça o sabor do leite sem apagar o sabor do café e a textura é mais fina que a de cappuccino. É ideal para pessoas que buscam um drink cafeinado leve e que pode ser tomado tranquilamente a qualquer hora do dia.

Conheça a Receita de Latte Caramel de Cafeteria, feita com Caramelo Caseiro que preparamos.

Origem: Itália

Vaporização: A textura e temperatura do leite são a chave da preparação. O leite deve ter uma espuma com textura mais “fina”, brilhante e levemente cremosa, ideal para o processo de latte art. Além disso, o espresso deve ser extraído perfeitamente para que ocorra uma boa harmonização.

Sensação tátil na boca: Cremoso, mas não tanto como o Cappuccino. Aqui o sabor do leite prevalece.

Montagem: 1 parte de café espresso (média de 30ml) + 2 a 3 partes de leite vaporizado + 1 camada de espuma de leite vaporizado + adicionais como calda de chocolate, caramelo, xarope de açúcar etc (opcional) servidos em um copo alto ou taças com alça.

Como fazer em casa: Prepare um café bem intenso na máquina de espresso, ou na cafeteira italiana ou no seu método de preparo usando o dobro de pó que usa normalmente (para saber como fazer café intenso em casa, veja este post aqui). Aqueça 100 ml de leite integral ou vegetal e bata ele para espumar (veja aqui um post completo de como fazer leite espumado em casa). Em um copo alto, adicione 30 a 50 ml do café e, em seguida, o leite espumado. Para fazer gelado, é só adicionar bastante gelo no final.

O Latte é bastante parecido com dois outros drinks famosos de cafeteria: o Cappuccino e o Flat White. Já fizemos um post mostrando as diferenças entre eles. Acesse aqui para conhecer.

O que é Mocha?

O mochaccino ou simplesmente mocha, é um dos drinks a base de café que mais chamam a atenção em cafeterias e é um sucesso com as crianças. É uma bebida doce e que se for bem preparada traz harmonização entre a intensidade do café espresso e a doçura do leite vaporizado e do chocolate. Ah, e existem variações com o acréscimo de chantilly, cacau em pó, canela, doce de leite e etc.

O mocha é uma boa escolha para quem está em busca de uma bebida mais doce e que tenha um sabor suave do café, já que leva uma ganache de chocolate, bem fácil de fazer.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Origem: Itália

Vaporização: A textura e temperatura do leite são de fundamental importância na sua preparação. O leite deve ter uma espuma com textura aveludada, brilhante e cremosa. E o espresso deve ser extraído perfeitamente.

Sensação tátil na boca: Muito cremoso. A doçura do chocolate e do leite vaporizado prevalecem na xícara.

Montagem: 1 parte de café espresso (média de 30ml) + 2 partes de leite vaporizado + 1 parte de camada espessa de espuma de leite + ½ parte de ganache ou calda de chocolate servidos em um copo ou taça alta com alça.

Como fazer em casa: Derreta 1 barra de chocolate ao leite ou meio amargo e adicione 1 colher de sopa de creme de leite, bem devagar, para fazer uma ganache brilhante e gostosa. Prepare um café bem intenso na máquina de espresso, ou na cafeteira italiana ou no seu método de preparo usando o dobro de pó que usa normalmente (para saber como fazer café intenso em casa, veja este post aqui). Aqueça 100 ml de leite integral ou vegetal e bata ele para espumar (veja aqui um post completo de como fazer leite espumado em casa). Em um copo alto, adicione a ganache de chocolate, 30 a 50 ml do café e, em seguida, o leite espumado. Para fazer gelado, é só adicionar bastante gelo no final ou veja aqui um passo a passo de como preparar um mocha gelado em casa com gelo de café.

O que é Affogato?

O affogato é uma sobremesa muito saborosa e fácil de preparar. É uma receita tipicamente italiana e ideal para preparar no verão. 

Em cafeterias, o café espresso é o mais usado, por conta do preparo rápido e intensidade de sabor. 

O sorvete originalmente usado no preparo do affogato é o fior di latte, que é feito sem ovos na receita. No entanto, aqui no Brasil os sabores mais usados no preparo do affogato são o de creme e o de baunilha. 

Origem: Itália

Vaporização: não é necessário.

Sensação tátil na boca: Muito cremoso e refrescante. O sabor do café ainda pode ser sentido junto com o sorvete.

Montagem: 1 ou 2 bolas de sorvete de creme ou baunilha + 1 parte de espresso (média de 30ml) servidos em uma taça de sorvete ou sobremesa.
Como fazer em casa: Um café feito na cafeteira italiana, prensa francesa ou no coador tradicional pode substituir tranquilamente o espresso. Basta aumentar a quantidade de café usado durante o preparo. Aqui estão algumas Dicas para Fazer Café Especial bem Intenso em Casa – Saiba como Chegar o Mais Próximo do Espresso de Cafeteria com ou sem Máquina. Em um copo ou taça, coloque uma bola de sorvete de creme ou baunilha e adicione cerca de 30 a 50ml de café por cima. Enjoy! Veja aqui o passo a passo completo.

Como escolher entre o Macchiato, Latte, Mocha e Affogato?

Antes de escolher entre o Macchiato, Latte, Mocha e Affogato, é necessário entender que esses drinks possuem diversas versões e releituras pelo mundo. Confira com o barista da cafeteria a forma de preparo de cada um antes de realizar o pedido.  

Caso for preparar em casa, escolha a receita e medidas que mais agradam o paladar. E quem sabe inventar um drink diferenciado para você.

O café é um ingrediente chave para muitas receitas e possui várias harmonizações. Este post, vai te ajudar a escolher o seu favorito quando for visitar uma cafeteria ou então te ajudar a replicar eles em casa. Se você quiser mais dicas de como fazer drinks com café em casa, acesse o nosso blog.

Ah, conta para gente quais drinks cafeinados quer ver por aqui! E quando preparar algum desses em casa, que tal tirar uma foto e marcar a gente no Instagram @coffee_and_joy e ganhar cafeínas?!

Enjoy!