Trabalhando no Fronte das Descobertas e Tecnologias dos Cafés Especiais, a Produtora Ucha Eleva a Forma de Degustar a Bebida [Parte 7 – Série A Origem do Nosso Café]
Três gerações da família já fazem parte da história da Fazenda Caxambu. Herança da mãe, hoje ela é cuidada pela produtora Ucha e seus irmãos, que resgatam e mantém toda a ancestralidade da família.
Esta história vem fazer parte agora da Série A Origem do Nosso Café, que está na edição 7.
Perdeu as outras partes da Série A Origem do Nosso Café? Acesse aqui.
Localizada no sul de Minas Gerais, na cidade de Três Pontas, a Fazenda Caxambu está a 1.180 metros de altitude, só produz café da variedade arábica.
Quando, há 10 anos, Ucha assumiu a gestão da fazenda com os seus irmãos, decidiram sair da linha de produção de commodities e partir para o lado da diferenciação e produção de cafés especiais (sorte a nossa!!).
Com mudanças significativas na Fazenda, decidiram focar em qualidade. Para isso, foi necessário muito trabalho e dedicação, principalmente no treinamento dos colaboradores, para que eles pudessem acompanhar, juntos com os produtores, a importância e a diferença do cuidado na lavoura e no processamento, para se obter cafés especiais.
O resultado disso são cafés incríveis que, na xícara, vai contar todo processo qualitativo daquele café.
Trabalhando no fronte das descobertas e tecnologias, mas com o cuidado das gerações passadas, Ucha e a família mantém o amor e dedicação no campo.
A chave disso tudo é a ponte entre avanços tecnológicos, métodos diferenciados de trabalho com o café, a fermentação, entre outras coisas. Dessa maneira, ficando na vanguarda do processamento do café, mas, ao mesmo tempo, retomando e continuando as tradições passadas, com costumes da época da sua avó. Manter as raízes e garantir que as futuras gerações continuem o belíssimo trabalho que é realizado lá.
Para alcançar tudo isso, Ucha mantém sempre o foco na sustentabilidade. Mais do que isso, trabalha com enriquecimento de solo com matéria orgânica e possui na Fazenda Caxambu um desenvolvimento agroecológico, para que o café responda à altura do terroir que é próprio dele e, com isso, conseguir realçar as características naturais dos grãos que ali são produzidos.
Hoje, a produtora é a atual presidente da BSCA – Brazil Specialty Coffee Association, o que só reafirma ainda mais o compromisso da Ucha com a excelência na produção de cafés especiais.
Venha assistir ao vídeo completo da nossa visita na Fazenda Caxambu para sentir toda paixão e excelência da produção dos cafés especiais por lá:
Os diferentes processamentos na Fazenda Caxambu oferece uma gama incrível de cafés que surpreendem na xícara!
Para levar essa explosão de diferenciação para você, selecionamos dois cafés de diferentes processamentos.
O Mestre Apicultor é da variedade Acaiá e passou pelo processamento chamado Honey, que são cafés que passaram pelo processo de “polpa natural”. Em outras palavras, são cafés que foram totalmente lavados e que antes de serem secados naturalmente, se retirou as cascas dos grãos, mantendo a mucilagem. Resultado disso é um café com corpo diferenciado e muito sabor.
Apresenta fragrância e aroma intensos com notas de mel, flor de laranjeira, avelã e um delicado toque de gengibre no aroma.
Com sabor adocicado com notas de mel, morango, melão e limão doce.
Possui acidez cítrica e doce, corpo viscoso e uma finalização longa com notas de mel e flor de laranjeira.
Um café indicado para quem procura exotismo, diferenciação e muito sabor.
>> Experimente o Café Mestre Apicultor <<
O café Maçã do Amor é da variedade Catuaí Vermelho e passou pelo processamento que chamamos de cereja natural. Neste processamento, foram colhidos apenas grãos em estado de cereja (maduros) e preparados pelo método de processamento via seca, no qual os frutos são secos integralmente, com a casca. O resultado é um café tipicamente com corpo e aroma pronunciados e sabor naturalmente doce, típico quase exclusivamente do Brasil.
Apresenta fragrância e aroma intenso com notas de abacaxi, amora, carambola, amêndoas e que são sustentadas pela presença das notas de chocolate ao leite.
Sabor com notas de chocolate ao leite ameixa fresca, maçã, lima e morango.
Possui acidez cítrica e málica, com corpo denso e finalização longa com notas de chocolate ao leite e morango.
Um café com sabores e aromas muito pronunciados e complexos.
>> Experimente o Café Maçã do Amor <<
Na xícara, é possível perceber todo o resultado qualitativo de muito trabalho, paixão e conhecimento da produtora Ucha.
>> Assine agora e tenha esses cafés espetaculares na sua casa! <<