No dia 24 de maio de 1976, chegava na cidade de Patos de Minas, MG, o Sr. Inácio Carlos Urban. Natural da cidade de Não Me Toque, RS, o jovem de 24 anos, único homem de sete irmãs, vinha à procura de oportunidades que não teria em sua cidade de origem.

Desbravando o cerrado mineiro na região do Alto Paranaíba – terras até então consideradas inférteis – com determinação, força de vontade e guiado pelo sonho de alimentar o mundo, o gaúcho conseguiu fazer a terra prosperar, começando então, a sua história.

A história com o café chegou depois, foi no ano de 1987 que a produção iniciou e é esta história que vamos contar na Parte 8 da Série A Origem do Nosso Café.

Perdeu as outras partes da Série A Origem do Nosso Café? Acesse aqui.

Localizada em Coromandel, na região do Cerrado Mineiro, a Fazenda Rio Brilhante produz os cafés especiais seguindo normas rigorosas de certificação da UTZ, da Rainforest Alliance e 4C, além do credenciamento à Região do Cerrado Mineiro que lhe dá a garantia de denominação de origem.

Registro da Visita na Fazenda Rio Brilhante
Registro da Visita na Fazenda Rio Brilhante

Os cafés especiais que são produzidos ali são o resultado da combinação das exclusivas condições climáticas do cerrado mineiro com o alto padrão de qualidade desde a colheita. O cultivo em altitude de 1.150m proporciona o clima ideal para a produção de um café com aroma, sabor e aspectos distintos proporcionando a obtenção de um café incomparável. A excelência é buscada e assegurada pelas certificações em todas as etapas do processo produtivo, permitindo a obtenção de um café especial incomparável.

A preocupação do Sr. Inácio, desde o início da produção de cafés é com a qualidade. A cada ano procura sempre fazer melhor do que aquele ano que passou. Para isso, possui especialistas em qualidade de café e concede treinamentos regulares para a equipe, com foco sempre em produzir o melhor café.

Equipe Coffee & Joy na Fazenda Rio Brilhante
Equipe Coffee & Joy na Fazenda Rio Brilhante

Atualmente completando 41 anos de história na agricultura, e em processo de sucessão familiar, o Sr. Inácio conta com a colaboração administrativa de seus filhos Fernando Urban e Érika Urban, os quais serão responsáveis por contar a história dos próximos anos da família, que cada dia mais vem ampliando e diversificando sua atuação na agricultura.

Assista ao vídeo completo da nossa visita na Fazenda Rio Brilhante:

 

A Fazenda Rio Brilhante possui hectares cultivados com diversas variedades e está situada em uma altitude ideal de 1.150m para produção de cafés de alta qualidade, equilibrando corpo e acidez, com aroma atraente e sabor inigualável, oferecendo prazer aos mais exigentes paladares.

Também possui diferentes tipos de processamento. Com o objetivo de levar diferenciação, selecionamos um lote de café da variedade Mundo Novo, que foi fermentado naturalmente após a colheita. Processo antigo, mas que vem sendo aprimorado e trabalhado para destacar sabores mais interessantes do café. Em seguida o café seguiu para o terreiro suspenso para ser secado.

Cupping realizado na Fazenda Rio Brilhante para a seleção do café especial Catavento
Cupping realizado na Fazenda Rio Brilhante para a seleção do café especial Catavento

O café que aqui no Coffee & Joy chamamos carinhosamente de Catavento (em razão da trajetória do Sr. Inácio rumo às terras férteis do Cerrado Mineiro), é espetacular. Na xícara, apresenta fragrância e aroma intenso com notas de doce de leite, abacaxi, lima e melão.

Com sabor com notas de chocolate ao leite, abacaxi em calda, maçã e melão. Possui acidez doce de frutas cítricas e maçã, com corpo viscoso e uma finalização longa com notas de maçã e melão.

É o trabalho e a jornada do Sr. Inácio, bem representada em um gole de inspiração na xícara.

 >> Assine agora e tenha esses cafés espetaculares na sua casa! <<

Comprar cafés especiais