Pode parecer até inusitado, mas tomar café especial em pleno calor brasileiro é uma delícia. Café gelado e outros drinks cafeinados são uma ótima escolha para quem busca um refresco em um dia quente sem abrir mão do café diário.

E é aí que entra o Shakerato. Ele é um drink fácil e saboroso para fazer em casa e ainda é super refrescante. Simplesmente a cara do verão! Assista ao vídeo ou continue lendo para preparar um Shakerato com água de coco em casa:

 

Só foi calor chegar para começarmos a testar inúmeras receitinhas geladas com café. E logo de cara o Shakerato já ganhou o coração de todos aqui na coffee&joy. Além de ter um preparo simples e ser muito saboroso, ele é drink super versátil. Assim, cada um pode soltar a imaginação e preparar com os ingredientes que gosta.

A versão mais clássica do Shakerato foi criada na Itália e levava apenas espresso, gelo e açúcar na composição. Já para a nossa receita, adicionamos a água de coco e o limão. Esses ingredientes trazem um toque todo especial ao drink e o deixa ainda mais refrescante, além de harmonizarem bem com o café especial.

Veja Qual a Melhor Harmonização para o Café Especial e como Combinar Sabores

O segredo do preparo é escolher um café que tenha um corpo mais cremoso e intenso, já que vamos adicionar gelo. Por conta disso, optamos pelo café Havaí da assinatura coffee&joy. Ele combinou muito bem com os demais ingredientes e ainda trouxe um sabor potente ao Shakerato. O Havaí é um café com finalização longa e doce, tendo um sabor marcante e notas de cereja, framboesa, lima e abacaxi.

Aqui o café foi feito em uma cafeteira italiana, mas fique a vontade para usar a forma de preparo que tiver em mãos. Ah, e não se esqueça de preparar um café mais intenso para fazer o Shakerato. Já mostramos aqui como fazer um café especial intenso em casa.

>>Aproveite para conhecer outros drinks com café especial<<

Confira a lista de ingredientes abaixo e aproveite para se refrescar!

Rendimento: 1 porção

Tempo de preparo: 5 minutos

Shakerato com água de coco e limão

Ingredientes:

– 4 a 5 pedras de gelo de água de coco (cerca de 200ml) 

– 1 colher de sopa de açúcar 

– 60ml café intenso coffee&joy

– 2 fatias de limão siciliano

– Coqueteleira, mixer ou liquidificador

Modo de preparo:

Quando preparado em cafeterias, o Shakerato é feito com café espresso por conta da rapidez e sabor intenso. No entanto, fique a vontade para fazer na forma de preparo que mais utiliza no dia a dia, como o coador de papel ou uma prensa francesa. Apenas lembre-se de fazer um café mais intenso. Aqui, utilizamos 2 colheres de sopa de café (aprox. 30g) para cada 1 copo americano de água (130ml). Veja algumas Dicas para Fazer um Café Especial Intenso em Casa

Coloque 3 a 4 pedras do gelo de água de coco, o açúcar e o café pronto na coqueteleira ou pote com tampa. Feche bem e agite de forma firme e constante (frente para trás) até gelar o recipiente. Aqui, além de resfriar a mistura, bater o café na coqueteleira traz cremosidade à bebida. É importante usar uma coqueteleira ou pote com tampa grande, para aerar bem e ficar bastante cremoso.

Em uma taça ou copo, adicione mais 1 gelo de água de coco e misture com uma colher, para gelar o copo e manter o drink geladinho por mais tempo. Adicione as fatias de limão siciliano e o resto dos ingredientes batidos. Se quiser, adicione as raspas de limão para decorar.

Enjoy!

Se ficou com vontade de provar o drink, que tal preparar em casa e ainda aproveitar para ganhar cafeínas? Capriche na foto e marque a @coffee_and_joy nas redes sociais!

Comprar cafés especiais