É um monumento? É uma cafeteira? É uma obra de arte? A Chemex se encaixa nas três opções! Se você é um Coffee Lover, provavelmente já ouviu falar dela por aí. Mas se não é o seu caso, continue lendo ou assista o vídeo para conhecer mais sobre a Chemex.

sobre a chemex

A Chemex foi criada pelo químico alemão Peter Schlumbohm em 1941. Ao longo de sua carreira, Peter foi o patenteador de mais de 300 instrumentos, desde coqueteleiras até itens relacionados a automóveis. Ele tinha como objetivo tornar objetos de uso cotidiano mais atraentes, funcionais e agradáveis para a utilização.

Se você é um fã de séries e já assistiu Friends e Brooklyn Nine Nine, já deve ter visto a Chemex sendo usada em algum momento. Com um design contemporâneo e requintado, a Chemex compõe o acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), junto com outras invenções do químico.

Durante o desenvolvimento da Chemex, Peter buscou elaborar um utensílio que preparasse uma bebida final fantástica, de maneira simplificada, e que fosse sofisticado ao mesmo tempo. Com seu conhecimento em química, ele tinha ciência das reações químico-físicas que existem durante a extração do café. Isso fez com que ele optasse pela utilização de um filtro de papel similar aos que são encontrados em laboratórios, com espessura mais grossa do que é normalmente usado em outros métodos de preparo.

Esse filtro, após ser dobrado e dividido com três dobras de um lado e uma do outro (parede tripla), tem uma capacidade maior de filtragem e possibilita a extração de uma bebida suave e equilibrada, sem resíduos na xícara e que destaca as características do grão.

O material utilizado na fabricação da Chemex é semelhante ao que é utilizado nos frascos de laboratório, ou seja, é impermeável e não transfere nenhum gosto para a bebida, além de ser resistente ao calor. Ela pode ser encontrada no mercado em três tamanhos distintos (três, seis e oito xícaras) e o preço varia a partir de R$400.

como preparar café utilizando a Chemex

Apesar do design minimalista e inovador, a Chemex se assemelha muito aos métodos filtrados; a diferença principal está no filtro.

Veja aqui a diferença entre o Koar, Hario V60 e Melitta.

Para o preparo de 100 ml de café, por exemplo, recomendamos a utilização de 10g de café, em uma moagem média, e 100 ml de água mineral ou filtrada. Caso não tenha como medir as proporções à risca, você pode usar uma colher de sopa de pó bem cheia de café para 1 copo americano de água.

É importantíssimo lembrar-se de escaldar o filtro de papel antes de preparar o café. Como o filtro da Chemex é mais grosso que os filtros comuns, recomendamos utilizar cerca de 200 ml de água na lavagem do filtro. 

Dobre o filtro e encaixe na Chemex, de modo que a parede tripla fique virada para frente – onde tem um bico para servir a bebida. Moer os grãos na hora do preparo faz toda a diferença. Depois de escaldar o filtro, descarte a água através do bico que a cafeteira possui. Não é necessário retirar o filtro para descartar a água.

Coloque o café moído no filtro e inicie o processo de pré-infusão (adicione água o suficiente para cobrir todo o pó e aguarde cerca de 30 segundos).

Depois, acrescente mais água quente em movimentos circulares, mirando apenas no pó e evitando que a água atinja as paredes do filtro. Espere a água filtrar, repita o processo e mexa sutilmente. Vai jogando o restante da água sempre em movimentos circulares e constantes, dando pequenos intervalos entre uma jogada de água e outra.

Veja aqui 3 dicas para melhorar o seu café em casa.

Descarte o filtro e aproveite o seu café!

características do café preparado na Chemex

O café feito na Chemex é bem mais delicado e possui uma xícara mais limpa. Como o vidro é de borossilicato e o filtro é bem mais grosso que os filtros comuns e conta com a parede tripla, os resíduos não passam para o café.

como reutilizar os filtros e a borra

A borra pode ser usada em tratamentos de beleza e no cuidado com as plantas Veja aqui como usar a borra como adubo e repelente para as plantas. Gosta de skin care? Saiba como fazer um esfoliante caseiro com borra de café.

O filtro de papel pode ser reutilizado no artesanato, com técnica de aquarela, por exemplo, e para encapar caixas e cadernos.

Comprar cafés especiais