Tudo Sobre a Prensa Francesa – A Cafeteira Prática e Elegante
Prensa francesa, cafeteira turca, cafeteira italiana… Você sabia que o café é feito de diversas maneiras em vários países têm a sua cafeteira “clássica”? E não é só isso; cada um desses métodos de preparo nos dá um resultado diferente na xícara. Continue lendo ou assista o vídeo para saber tudo sobre a Prensa Francesa.
A Prensa Francesa é uma das cafeteiras mais antigas que existe. A primeira versão dela foi patenteada em 1852, mas o modelo mais parecido com o que normalmente é utilizado hoje em dia foi patenteado em 1929. Ela recebe esse nome porque apesar da última versão dela ter sido patenteada na Suíça, há registros da primeira versão com patente na França.
Primeiro esboço da Prensa Francesa (1852). Fonte: Blog Cafezando
A cafeteira ficou tão popular que existem inúmeras variedades dela no mercado, de vários tipos e tamanhos, desde as mais simples até as mais elaboradas. De duas a oito xícaras, de diferentes marcas e cores, essas variedades fazem com que seja possível encontrar o que melhor se encaixa em cada rotina.
Veja aqui as diferenças entre uma Prensa Francesa de $200 e uma de $20.
A Prensa Francesa é composta pelo corpo – normalmente de vidro, mas também encontrado em acrílico ou inox –, a alça e o êmbolo com filtro de metal. A malha metálica possui pequenos furinhos e é acompanhada por uma plataforma, também de metal, com furinhos um pouco maiores. Por isso que a moagem indicada para a Prensa Francesa é a moagem grossa, uma vez que na moagem fina ou média os “pózinhos” de café atravessam o filtro de malha metálica – que tem como função retê-los.
Uma curiosidade sobre a prensa francesa é que ela tem a infusão muito parecida com o processo de prova técnica dos cafés, o cupping. Clique aqui para saber tudo sobre cupping.
O café feito na Prensa Francesa tem característica de ser bem encorpado. Por ser um método onde o café fica em infusão por mais tempo, conseguimos extrair todos os seus atributos com um maior controle. O seu filtro de metal possibilita uma maior concentração dos óleos essenciais do café na xícara. Isso porque o filtro metálico não retém esse óleos como no filtro de papel.
Quando comparamos um café feito na Prensa Francesa e no filtro de papel, logo pela cor conseguimos ver que ele fica mais viscoso. Isso é o resultado da filtragem pelo filtro de inox: mesmo a moagem sendo grossa, ainda vai para a xícara alguns resquícios de “pózinho” de café (nada que possa estragar o café).
Veja aqui a diferença entre um café feito na Prensa Francesa e no filtro de papel.
Como a gente sempre diz aqui: se você não usar um café de qualidade, não tem como ter um bom resultado na xícara. Os cafés extra-fortes, geralmente encontrados em supermercados, carregam forte amargor devido a torra excessiva e, por isso, não são indicados. Além disso, se possível, opte por moer o café na hora. Isso faz toda a diferença!
Quer receber cafés de qualidade no conforto da sua casa? Clique aqui!
como utilizar a prensa francesa
O primeiro passo é escaldar o filtro da Prensa Francesa. Recomendamos escaldar qualquer método de preparo em que a utilização de filtro seja necessária, independente do material. Isso garante a limpeza do filtro e impede que resquícios e impurezas sejam transferidos para a xícara.
Adicione o café já moído à cafeteria e, em seguida, despeje toda a água fervida em movimentos circulares. Aguarde 30 segundos e misture bem o café.
Encaixe o êmbolo, aguarde 2 minutos e 30 segundos e só então abaixe-o. Aguarde mais 1 minuto. O tempo total de infusão do café deve ser de 4 minutos.
Sirva como preferir e enjoy!