Se tem uma forma fácil, prática e rápida de fazer café em casa com qualidade, é usando a cafeteira italiana. Ela não precisa de muita coisa e faz um café gostoso em poucos minutos. Mas para não ter erro, tem alguns segredinhos para ter o café perfeito nela. Por isso, fizemos este post com tudo o que você precisa saber sobre a cafeteira italiana em poucos minutos.

Assista ao vídeo ou continue lendo.

 

Sobre a Cafeteira Italiana

A cafeteira italiana, que também é chamada de moka, foi inventada na Itália e patenteada em 1933 por Alfonso Bialetti. Ela foi criada a partir de uma necessidade dos italianos de conseguirem replicar (ou chegar ao mais perto possível), dos cafés feitos pelas máquinas de espresso, que eram muito populares na época.

A moka, portando, proporcionou uma alternativa de preparar o café bem próximo dos cafés espressos de cafeterias, mas que podia ser feito de forma fácil no conforto de casa.

Essa praticidade toda faz com que ela seja uma das cafeteiras mais populares do mundo e pode ser encontrada com facilidade em lojas e na internet. Todavia, a marca mais famosa é a que leva o nome do seu inventor: a Bialetti. 

O design tradicional da cafeteira italiana da Bialetti até hoje é usado como base para outras empresas que vendem cafeteiras italianas. O modelo é tão icônico, que está exposto no MoMA (The Museum of Modern Art) em Nova York no departamento de Arquitetura e Design.

Nós já fizemos um post mostrando a diferença entre cafeteiras italianas e como escolher a melhor para cada caso. Veja o post completo aqui.

Como Funciona a Cafeteira Italiana

A cafeteira italiana tem 3 partes principais: o reservatório inferior onde se coloca a água a cria a pressão para extrair o café, o funil para colocar o café moído e o reservatório superior onde o café pronto vai sair.

Ao colocar a cafeteira italiana no fogo, o calor aumenta a temperatura da água, que começa a evaporar, criando vapor quente. Este vapor é que aumenta a pressão na parte de baixo da cafeteira e empurra a água, forçando ela sair pelo funil, passando pelo pó de café. 

A água quente junto com a pressão, extrai o café, que sai prontinho para beber no compartimento de cima.

Veja neste vídeo o funcionamento da cafeteira italiana:

 

Como Usar a Cafeteira Italiana

Passo 1

Use uma boa água, de preferência mineral ou filtrada. Adicione no reservatório inferior, mas sem ultrapassar a válvula de segurança da cafeteira italiana. A válvula serve justamente para controlar a pressão dentro da cafeteira, que funciona como a de uma panela de pressão, evitando acidentes. 

Passo 2

Use um café de qualidade e com uma moagem ligeiramente maior que os furinhos da cafeteira italiana. Aqui você encontra cafés especiais, em grãos ou moído de acordo com o seu preparo.

Despeje o pó de café no funil até encher por completo. Coloque o pó devagar, deixando que ele caia naturalmente e não pressione. Se precisar, use o dedo ou o cabo de uma colher para nivelar o pó, tomando cuidado para não pressionar.

Pressionar o pó de café faz com que ele compacte e na hora que a água subir, ela encontra mais barreira para passar. Então ou ela vai passar mais vezes por onde tiver menor barreria, ocasionando uma extração desbalanceada ou ela não vai conseguir passar porque a barreira é muito grande.

Além disso, nunca coloque menos café que o limite total. Tudo isso facilita a passagem da água pelo pó de café e faz com que o café extraia de forma uniforme.

Passo 3

Encaixe bem todos os compartimentos da cafeteira italiana, certificando que ela está bem fechada. 

Coloque um pouco de água na parte de cima da cafeteira, até cobrir toda a base dela. Isso vai evitar que na hora que o café já pronto saia na parte de cima, ele entre em contato direto com o metal que vai estar bem quente, o que pode dar gosto de queimando ao café.

Passo 4

Coloque a cafeteira diretamente na boca do fogão com a chama baixa e mantenha a tampa aberta para acompanhar o processo.

Fique bem atento quando o líquido começar a sair, a hora certa de tirar a cafeteira italiana é na hora que ela começa a espirrar e forma espuma na saída do café:

Feche a tampa imediatamente, retire a cafeteira do fogo e espere alguns segundos o restante da filtragem.

Aí é só aproveitar o café.

Como Fica o Café feito Cafeteira Italiana?

A cafeteira italiana é um clássico na hora de preparar um café e foi inventada como uma opção caseira ao espresso feito em máquinas profissionais de cafeteria. O funcionamento é parecido, já que ela também utiliza pressão para extrair todos os sabores e aromas do café e a proporção de pó e água também é similar a de um espresso. 

Além disso, ela não usa filtro de papel, portanto, o café feito nela fica intenso, com a presença de bastante óleos do café e lembrando o sabor de um espresso. Também pode ficar com micropózinhos na xícara, já que o filtro metálico permite a passagem deles.

A cafeteira italiana é ideal para quem gosta de café mais “forte”, com bastante presença. Também é ideal para quem ama fazer receitas de cafeteria em casa, como o cappuccino ou frappe. Aqui tem várias receitas de cafeteria para fazer em casa. 

Aqui na coffee&joy gostamos muito dela, tanto pela praticidade, pela qualidade do café e pelo design! Conta pra gente se você tem uma e, qualquer dúvida, só mandar uma mensagem para nós. 

Comprar cafés especiais