Quem é fã de um bom cappuccino de cafeteira com leite vaporizado, temos uma ótima notícia: testamos a Cremeira Tuttocrema da Bialetti em dois drinks – um gelado e um quente – que promete entregar um leite espumado e muito cremoso, igual os de cafeteria. Mas será que a cremeira da Bialleti é tão diferenciada assim e realmente entrega tudo que ela promete? Continue lendo ou assista o vídeo para descobrir.

Características da Tuttocrema Bialetti 

A Cremeira foi enviada numa caixinha super bem embalada, acompanhada de um card sobre como utilizá-la, instruções de limpeza e o manual de instruções gerais. Ela cumpre o papel de leiteira e de espumadora, uma vez que o recipiente pode ir ao fogo e a tampa conta com um êmbolo com dois filtros – semelhante ao da Prensa Francesa -, que vai airar o leite e dar a cremosidade e espuma esperados.

Ela é toda de alumínio e o seu interior é revestido com material antiaderente. Por isso, inclusive, é que a utilização de itens de metal no interior não é recomendada, justamente para não desgastar a anti aderência do produto.

Coffeeandjoy cremeira bialetti 330ml

Teste 1 –  Espumar o leite gelado para fazer o drink  iced latte com mel

Ingredientes

3 cubos de gelo

1 colher de sopa de mel

100 ml de leite integral ou vegetal 

100ml de café especial

Para este drink gelado, utilizamos o café Amor de Carnaval, da assinatura coffee&joy, feito numa proporção mais intensa e preparado na Prensa Francesa. É válido lembrar que o uso da Prensa Francesa não é obrigatório. Se você não possui uma Prensa Francesa, veja aqui dicas de como preparar um café intenso em casa

O Amor de Carnaval é um café com uma torra média que possui notas naturais de flor de laranjeira, framboesa, morango e chocolate, o que harmoniza bem com drinks com leite.

Como preparar

Seguindo as instruções contidas na embalagem da Cremeira, utilizamos cerca de 330ml de leite integral gelado ⅓ da capacidade dela). Depois disso, bastou tampar a Cremeira e utilizar o êmbolo, com movimentos repetidos para cima e para baixo até atingir a consistência desejada. Fizemos durante cerca de 30 segundos. 

E voilá! Deu super certo. Cremeira aprovadíssima com leite gelado! O leite ficou muuuuito cremoso e praticamente duplicou de tamanho.

Para montar o drink, adicionamos numa xícara todos os ingredientes, deixando o leite por último. E, para dar aquele charme, utilizamos o stencil para fazer uma latte art de um grão de café com cacau em pó! 

Teste 2 – Espumar o leite morno para fazer  um drink quente: café + chocolate e leite cremoso

Ingredientes

1 tablete de chocolate meio amargo

100ml de leite integral ou vegetal

100ml de café especial

Neste drink utilizamos também o Amor de Carnaval. A utilização de um café de qualidade é de extrema importância, uma vez que os cafés tradicionais, extra-fortes, geralmente encontrados em supermercados, trazem amargor à bebida devido a quantidade de impurezas que são moídas junto ao fruto e à torra carbonizada que é feita neles para disfarçar essas impurezas. Veja aqui as diferenças de cafés de supermercado e cafés especiais.

Amostra de café comum cru (esquerda) e amostra de café especial cru (direita)

Como preparar

Da mesma forma que o drink gelado, utilizamos ⅓ da capacidade da Cremeira, conforme as indicações. O manual de instruções da Tuttocrema Bialetti informa que dá pra usar no fogão elétrico e no fogão a gás, sendo que, no segundo caso, o ideal é não deixar a chama maior do que a Cremeira para não danificar. No caso dos fogões elétricos a recomendação é a utilização em fogo médio. Mas atenção: é necessário retirar o leite do fogo assim que ele esquentar e antes que ele comece a ferver, porque senão ele não vai espumar.

Como o recipiente foi levado ao fogo, é importante que você se atente e tome cuidado para não se queimar durante o processo de espumação do leite. Basta segurar na alça da Cremeira ou então na própria tampa – de preferência, com um pano -, e mexer repetidamente de baixo para cima.

O leite quente espumou tão bem quanto o leite gelado. Fica uma espuma muito gostosa e bem cremosa. 

Para completar o drink, em uma xícara, basta adicionar o café recém preparado e o chocolate e mexer durante poucos minutos, para que o chocolate derreta. Depois disso, é só adicionar cerca de 100ml do leite já espumado e misturar. Nesse drink também utilizamos o stencil com canela em pó para decorar o drink e adicionar um charme a mais para a bebida. A prova de fogo desta espuma é justamente a canela na decoração; ela não “afundou” no leite – isso comprova que a espuma é bem densa e encorpada.

É claro que a Cremeira não é a única forma de espumar leite que existe, aqui neste post você encontra outras formas que já testamos de fazer leite espumado. Mas pra quem gosta de ter um item para cada atividade, talvez ela seja indispensável. O leite fica bem mais espumado que quando feito na Prensa Francesa, por exemplo. É a Bialetti cumprindo tudo o que promete!

E para finalizar, temos uma surpresa pra te contar! Vamos sortear uma Tuttocrema da Bialetti para os nossos assinantes no dia 06 de maio de 2022! Se você faz parte do clube, corre lá no instagram para participar do sorteio! E, se você ainda não é, dá tempo de participar. Veja como assinar, receber nossos cafés fresquinhos em casa e de quebra concorrer a Cremeira.

Comprar cafés especiais