Receita do Famoso Frappuccino de Cafeteria – o Shake Gelado de Café

Publicado em Tags , , ,

Sabe quando bate aquela vontade de tomar uma bebida que só tem naquele lugar super longe da sua casa ? Ou quando você quer se inventar na cozinha e fazer a hora do café com a família e amigos ainda mais legal?

O Frappuccino é a receita certa para estes momentos! Um delicioso drink gelado, que mais parece um milkshake de café com chocolate, é uma delícia e super fácil de fazer!

Tem vídeo ensinando o passo a passo dessa receita famosíssima! Vem conferir:

 

História

Frappuccino é o resultado da junção das palavras frappe e cappuccino (drink tradicional que junta leite, espuma de leite e espresso). Não se sabe exatamente se a origem do nome da bebida vem do grego para café gelado “frappé” ou do termo local de Boston, nos Estados Unidos, para milkshake “frappe” (que se pronuncia ‘frap’) – ambos oriundos da palavra francesa “frappé”.

A receita original de Frappuccino foi criada e registrada por uma rede de cafeterias chamada The Coffee Connection. Quando a Starbucks comprou esta rede em 1994, ela também recebeu os direitos para utilizar, fazer propaganda e vender o Frappuccino em todo mundo. A bebida é tão popular e querida, que rende para a rede de cafeterias mais famosa do mundo, bilhões de dólares todo ano.

Hoje ela é feita nas cafeterias com a mistura de vários ingredientes, como café pronto, gelo, leite, açúcar, xaropes e chantilly. É perfeita para dias quentes, um verdadeiro mix de sobremesa com energia extra.

Frappuccino em casa

A receita de Frappuccino é super rápida, prática e fácil de fazer. Afinal, quando você pede a bebida na Starbucks, ela fica pronta em pouquíssimos minutos.

É ideal para usar aquele restinho de café que sobra na garrafa e não desperdiçar! Para conseguir fazer esta receita em casa, de forma fácil e gostosa, siga estes passos:

Frappuccino (Frappé de cappuccino)

Rendimento: 1 porção grande de 500 ml

Ingredientes:

– 250ml de Café Especial Congelado (para esta receita, utilizamos o café Astronauta)

– 250ml de Leite Gelado

– 2 Colheres de Sopa de Chocolate Ralado

– 1 Colher de Sopa de Açúcar

– 1 Colher de Sopa de Chocolate em Pó

– Chantilly a gosto

Modo de preparo:

Prepare o café como de costume. Pode fazer coado no filtro de papel, na cafeteira italiana ou como tem costume de preparar em casa. Coloque em pote com tampa e leve ao congelador.

No liquidificador, adicione o café congelado, o leite, o açúcar e o chocolate em pó e bata na função pulsar até quebrar todo o gelo.

Adicione o chocolate ralado e bata apenas para misturar, para que as raspinhas de chocolate fique inteiros e dê um sabor e textura especial no drink.

Em um copo, despeje a mistura. Por cima, coloque o chantilly e está pronto!

Dica: pode utilizar o chantilly que desejar e que for mais fácil. Você pode preparar a receita tradicional do zero ou então utilizar estes disponíveis no mercado: o que já vem pronto de spray, ou o de caixinha que é só misturar com leite. Tem também a opção em pó, que é só misturar com leite e bater na batedeira.