Parece um equipamento de laboratório químico, mas é só a cafeteira mais legal que você vai ver por aqui. Já ouviu falar do Sifão? Continue lendo ou assista o vídeo para conhecer.

Inventado em 1840 pela francesa Marie Fanny Amelne Massot, o Sifão produz um café limpo utilizando vapor de água pressurizado para extrair o café, dando características únicas à bebida, como uma doçura marcante e sem amargor. 

Um fato interessante é que ele combina dois modos de preparo: imersão total e filtragem. Os franceses costumam dizer que o Sifão é a forma mais pura de fazer café, porque o pó só entra em contato com o vidro e a água, preservando os óleos naturais do grão. Esse método revolucionou a maneira de fazer café. Antes, tudo era preparado na cozinha, longe de todos, mas com o Sifão, a graça era justamente mostrar o sobe e desce da bebida, virando uma atração nas cafeterias ao redor do mundo.

Agora, vamos aprender a fazer café nesse equipamento incrível? Como o Sifão utiliza vapor de água, é muito importante ter cuidado ao encaixar a parte de cima. Ela deve ficar bem firme. Além disso, é necessário ter atenção na parte de aquecimento, que nesta versão é feita com fogo. O recipiente possui um pavio embebido em álcool, como aquelas lamparinas antigas. Há também versões com aquecedores elétricos, mas, com cuidado, este modelo é bem seguro também.

Primeiro, retiramos a parte de cima, puxamos com cuidado e colocamos a tampa de lado. Em seguida, colocamos água na bolinha de vidro. Aqui, gostamos de usar água já quente para agilizar o processo, mas qualquer temperatura funciona, uma vez que ela vai ferver de qualquer maneira. Depois, encaixamos novamente a parte de cima. O filtro já está acoplado a essa parte e é preso por uma mola. Basta puxar a cordinha para remover e lavar o filtro, depois é só colocar de volta e travar com o gancho. Simples assim.

Utilizamos o café Lamparina da coffee&joy (bem sugestivo, né? rs). A moagem indicada é a grossa, similar à moagem utilizada na prensa francesa, uma vez que o café vai ficar em infusão até criar o vácuo que puxará o café para a parte de baixo. Utilizamos a proporção de 35 gramas de café para 350 ml de água. 

A parte mais divertida é acender o pavio e posicionar o fogo diretamente embaixo do Sifão. Depois, é só esperar a água ferver. O vapor e a água subirão pelo canudo, começando a molhar o pó aos poucos. Quando o pó estiver submerso, vamos mexer exatamente como faríamos com uma prensa francesa

Quando a água parar de subir e começar a borbulhar, nós retiramos o fogo cuidadosamente, apagamos o pavio com o copinho e esperamos a mágica acontecer! O vácuo vai puxar o café de volta para a parte de baixo rapidamente. Depois, é só retirar a parte de cima com cuidado, pois estará quente, e colocar no suporte. Pronto! 

Essa parte já serve como alça para você servir o café, que fica com um doce mais acentuado e quase sem amargor. Apesar de parecer complicado, é super fácil e seguro utilizar o Sifão!

Veja como utilizar outros métodos de preparo.

Comprar cafés especiais