A compra de um moedor é um passo muito importante para quem está em busca de melhorar sua experiência na hora de tomar seu café diário. O cheiro do café com uma torra fresquinha e recém moído invadindo a cozinha é uma sensação incrível e é uma ótima forma de começar o dia.  Nós testamos o moedor elétrico Cadence Di Grano para mostrar como ter uma moagem boa em casa e porque moer o café na hora faz toda diferença.

Logo após a moagem do café, o processo de oxidação é iniciado e, com isso, boa parte dos aromas e sabores do café já começam a se perder. O grão de café inteiro funciona como uma cápsula natural para esses aromas e a quebra dessa proteção, que acontece quando mói o grão, é o pontapé para a oxidação. 

Um café já oxidado ou envelhecido (que torrou ou já moeu a muito tempo) perdeu muito dos sabores e aromas que poderiam nos proporcionar, o que pode resultar em alguns casos em uma bebida com gosto desagradável e rançoso se esse tempo for muito longo. O ideal é consumir cafés especiais que foram torrados sempre num período de 3 meses. Se ele já estiver moído, desde que seja bem preservado em uma embalagem lacrada, longe da luz e fora da geladeira, este tempo diminui para 1 mês.

Investir em moedor é um ótimo jeito de melhorar o café que tomamos em casa e garantir que ele estará sempre fresco e com suas características sensoriais preservadas. Sem falar na qualidade. Ao comprar cafés em grãos, você garante que dentro do pacote só tem café puro, sem misturas e impurezas.

Para isso, os moedores de café elétricos são uma ótima escolha para quem busca praticidade na hora preparar sua bebida cafeinada e com bom custo benefício. Preparamos um review sobre o moedor de Di Grano da Cadence, dando dicas detalhadas para utilização e limpeza do aparelho. E aí, prontos para conhecer mais sobre o universo dos moedores?

Sobre o moedor

O moedor Di Grano foi desenvolvido pela marca Cadence, que produz diversos aparelhos para uso doméstico, como chaleiras elétricas, liquidificadores e etc.

É um modelo portátil e compacto, o que o torna ideal para uso doméstico. Sua utilização é muito prática e para obter um bom resultado durante a moagem é recomendado moer pequenas quantidades de café por vez, isso deixará a moagem o mais regular possível.

Características

  • Possui lâminas em formato de hélices em aço inox.
  • Possui a capacidade de moer até 45g de café. 
  • O equipamento conta com um dispositivo de segurança e não funciona caso a tampa esteja aberta ou desencaixada.
  • Botão “Liga/Desliga”.
  • Espaço para enrolar o fio na base.
  • Corpo em aço inox com pintura metalizada.
  • Potência 150 W.
  • Tampa transparente que ajuda a visualizar os grãos durante a moagem.

Modo de uso

  1. Coloque o aparelho em uma superfície plana, lisa e estável.
  2. Pese o café em grão, opte por um café com a torra recente.
  3. Coloque os grãos no depósito do moedor e encaixe a tampa corretamente. O moedor só funciona se estiver com a tampa bem encaixada.
  4. Ligue o equipamento na tomada.
  5. Pressione o botão liga/desliga pelo tempo até obter a granulometria desejada.
  6. Chacoalhe levemente enquanto mói, com movimentos sutis para cima e para baixo, para homogeneizar a moagem. 
  7. Solte o botão pulsar para interromper o processo.
  8. Desconecte o plugue da tomada, retire a tampa e despeje o café moído dentro do seu método de preparo.

Obs: Antes de retirar a tampa, certifique-se que as lâminas estejam completamente paradas.

Veja aqui o vídeo de como usar o moedor:

 

Ajuste de moagem por tempo

O ajuste de moagem do moedor Cadence Di Grano é feito por tempo, ou seja, quanto maior o tempo, menor será o tamanho da partícula de café. Após testes feitos aqui na coffee&joy, recomendamos a utilização dos tempos para um resultado satisfatório em sua moagem.

Para moer cerca de 20g de café especial (2 colheres de sopa cheias), o tempo foi:

Moagem fina:

Para obter uma moagem fina pressione por 25 segundos e chacoalhe o moedor levemente para cima e para baixo para deixar a moagem mais homogênea. 

Moagem média:

Para uma granulometria média, pressione por 15 segundos e chacoalhe o moedor levemente para cima e para baixo para deixar a moagem mais homogênea.

Moagem grossa:

Para uma espessura grossa pressione por 8 segundos e chacoalhe o moedor levemente para cima e para baixo para deixar a moagem mais homogênea.

Obs: Não é aconselhado seu uso por mais de 30 segundos ininterruptamente.

Durante esses testes foi necessário chacoalhar o moedor durante a moagem para ajudar a uniformizar as partículas.

Quer começar a moer seu café em casa? Compre já o seu moedor.

Guia de moagem

O tamanho da moagem tem um papel muito importante na hora de preparar café, pois uma moagem incorreta pode atrapalhar na extração e trazer sabores indesejados para a xícara.

No geral, utilizamos a moagem grossa para métodos de preparo onde o café ficará mais tempo em contato com a água e conseguirá extrair todos os compostos. Chamamos estes de métodos de imersão, como é o caso da Prensa Francesa e Cold Brew, que chega a ficar em imersão por até 24h.

Caso utilize uma moagem muito grossa no coador de pano ou filtro de papel, a água passará pelo café muito rápido e, assim, terá dificuldade para extrair tudo o que o grão pode oferecer, resultando em um café com sabor mais fraco e sem doçura. Já com uma moagem muito fina, a água terá muita dificuldade para passar pelo café moído e vai extrair sabores indesejados, e terá como resultado uma bebida com  um sabor muito amargo e desagradável para alguns paladares.

A moagem média é mais utilizada em métodos de preparo por gravidade, onde a água vai precisar passar pelo café moído para extrair todos os sabores do café, como é o caso do coador de pano, Hario V60 e filtro de papel. No geral, a moagem média é um bom ponto de partida, pois com ela teremos um equilíbrio entre os sabores do café.

É importante lembrar que a moagem fina, média e grossa são pontos de partida para realização uma boa extração, mas elas podem sofrer alterações de acordo com a receita e variáveis que podem surgir na hora de preparar seu café, como temperatura da água, grau e tempo de torra e método utilizado no preparo.

Não tenha medo de explorar receitas e descobrir novas experiências através do café.

Para saber um pouco mais sobre a importância da granulometria correta na hora de preparar seu café e qual moagem usar para qual método de preparo, confira nosso post sobre moagens aqui.

Sobre como fazer café em casa, nesta página aqui temos vários posts e vídeos, com o dossiê completo de como fazer café usando vários equipamentos diferentes, inclusive dicas de moagens e de limpeza.

Prós e Contras do Moedor Cadence

Vantagens:

  • Baixo investimento.
  • Design clean.
  • Praticidade e velocidade para moer o café.
  • Ótimo para o uso doméstico.
  • Compacto e fácil de guardar.
  • Fácil para limpar.

Desvantagens:

  • Não possui precisão e uniformidade na moagem como os moedores de discos.
  • Para quem faz muito café, mói pouca quantidade e, por isso, tem que dividir em várias levas de moagens.
  • Cor única.

Cuidados com o equipamento

Sua lâmina e corpo são feitos de aço inox.  Durante o seu uso, partículas de café podem grudar no equipamento. Para limpar, utilize papel toalha e um pincel de cerdas macias para retirar os resíduos de café.

Atenção

  • Leia o manual de instruções com atenção antes de utilizar seu moedor.
  • Antes de ligar o aparelho, verifique se a tensão da energia está correta.
  • Para moer uma quantidade grande de café,  opte por fazer a divisão do peso, para facilitar o processo de moagem.
  • Utilize apenas café em grãos para não danificar o produto, confira se não há impurezas e evite usar para outros alimentos para não alterar o sabor do café.
  • Coloque seu aparelho somente sobre superfícies planas, firmes, limpas e secas.
  • Não deixe o moedor próximo de superfícies quentes.
  • Após o uso, retire o equipamento da tomada.
  • Não toque no moedor com as mãos molhadas ou úmidas.
  • Não puxe o fio elétrico ou aparelho para desconectar da tomada.
  • Não ligue o produto em tomadas elétricas sobrecarregadas com outros produtos elétricos em funcionamento. 
  • Conecte o plugue na tomada somente quando o moedor estiver montado e com a tampa no lugar.
  • Antes de remover a tampa, desconecte o plugue da tomada e certifique-se que a lâmina tenha parado de girar.

Limpeza  e cuidado:

  • Desligue o equipamento da tomada antes de iniciar a limpeza.
  • Utilize um pincel de cerdas macias e papel toalha para a limpeza.
  • Não lave o equipamento, pois isso irá danificar o motor.
  • Não expor ao fogo.
  • Manusear com cuidado.
  • Caso o fio elétrico seja danificado, ele deve ser substituído por outro em uma assistência técnica autorizada.
  • Caso ocorra o bloqueio do motor pelo pó de café, retire o equipamento da tomada e espere desligar completamente. Gire a hélice com cuidado para liberar a passagem.

E aí, qual a sua opinião sobre o moedor elétrico Di Grano da Cadence? Gostou deste post e quer ver o nosso review sobre outros moedores? Mande suas dúvidas no Instagram ou envie um contato no site. 

 

Comprar cafés especiais