O café com leite é um clássico mundial e uma das harmonizações mais perfeitas que existem. Por conta da sua popularidade, baristas e amantes de café criaram suas próprias versões da mistura ao longo dos anos, como o cappuccino, latte e o flat white. E mesmo que sejam muito parecidas, essas variações de café com leite que são encontradas nos cardápios das cafeterias, ainda geram dúvidas sobre quais são as diferenças de cada uma delas.

Fizemos um vídeo completo explicando as diferenças, para você encontrar a que mais gosta e te ajudar na hora de fazer estes drinks em casa ou de pedir na sua cafeteria favorita. Assista ao vídeo ou continue lendo para ver o post completo.

 

Vaporização do leite

Antes de entrar nos detalhes sobre as diferenças entre os tipos de drinks, é importante entender como é feita a vaporização do leite em cafeterias.

No processo de vaporização em máquinas de espresso, se adiciona calor, ar e água ao leite gelado. Este processo forma reações que mudam as características do leite e ele ganha volume, temperatura, elasticidade, doçura e gera uma espuma bem cremosa.

Aqui tem um post completo explicando como funciona essas reações e como replicar a receita do leite vaporizado de cafeteria em casa. 

Dependendo da forma que se vaporiza o leite ele vai gerar mais ou menos espuma, vai ficar mais cremoso ou mais fino, como na foto a seguir:

Da esquerda para a direita: espuma de leite, leite vaporizado com 1/3 de espuma, leite vaporizado com pouca espuma

Tanto o cappuccino, como o latte e o flat white são drinks que, essencialmente, levam apenas leite vaporizado (cremoso e com espuma) e café espresso. O que vai mudar em cada um deles, na verdade, é a proporção de café espresso e leite, bem como a quantidade de espuma do leite que será utilizada na receita.

A seguir, veja como cada um deles é feito. Lembrando que essas são as receitas mais usadas, mas podem variar de cafeteria em cafeteria. Portanto, antes de fazer o seu pedido, entenda com o barista como ele faz a receita.

Da esquerda para a direita: cappuccino, flat white e caffè latte.


O que é Cappuccino?

O Cappuccino surgiu na Itália e possui apenas dois ingredientes em sua receita original: uma dose de espresso e leite vaporizado. 

A versão mais clássica, e geralmente encontrada nas cafeterias de todo o mundo, consiste em 1/3 de café espresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite vaporizado. Porém, é comum achar variações com acréscimo de chocolate, canela ou cacau em pó e até chantilly.

Normalmente, um cappuccino tem cerca de 150ml. Mas pode variar nas cafeterias, dependendo da xícara que vai ser usada, já que ele é feito para completar ela até a boca.

O Cappuccino é uma ótima opção para quem gosta de café com leite bem cremoso, com uma presença sutil do gosto do café. Como só usa um terço de café, o adocicado do leite é o que mais prevalece aqui.

Em cafeterias, o cappuccino é feito por baristas e que utilizam máquinas profissionais de espresso, mas é possível replicar a receita em casa, usando equipamentos simples e com muita facilidade. Veja o post  Como Fazer Cappuccino de Cafeteria em Casa.

CAPPUCCINO

Origem: Itália
Vaporização: A textura e temperatura do leite são de fundamental importância na sua preparação. O leite deve ter uma espuma com textura aveludada, brilhante e cremosa. Além disso, o espresso deve ser extraído perfeitamente.

Sensação tátil na boca: Muito cremoso, harmonizando perfeitamente com o café espresso, prevalecendo o sabor do leite.

Proporção: 1 parte de café espresso (média de 30ml) + 1 parte de leite vaporizado + 1 parte de camada espessa de espuma de leite.


O que é Flat White?

Flat White é uma bebida feita a partir da mistura de café espresso e leite vaporizado, com uma camada bem fina de espuma por cima. É um drink que tem uma possível origem na Austrália ou Nova Zelândia. O seu nome está relacionado à fina camada de espuma de leite vaporizado encontrada no topo da bebida.

Normalmente, ele é servido em xícaras de 150 a 180ml, composto por 2 partes de espresso, 2 partes de leite e só uma pequena parte de espuma, formando uma camada bem fina em cima da xícara. 

Por isso, o Flat White é uma ótima opção para quem gosta de sentir o sabor do café mais presente na bebida, já que possui uma proporção maior de espresso e destaca mais o seu sabor do que no Cappuccino.

O Flat White é um drink que vem se destacando para quem gosta muito de cafés especiais e frequenta as cafeterias super especializadas que oferecem cafés de qualidade e origem (também chamadas de cafeterias da terceira onda do café).

FLAT WHITE

Origem: Austrália ou Nova Zelândia

Vaporização: tempo de desenvolvimento menor do que o latte. Textura mais líquida e pouco cremosa em comparação com o leite usado no preparo do cappuccino.

Sensação tátil na boca: Levemente cremoso mas não como o cappuccino ou latte. Prevalece o sabor do café.
Montagem: 2 partes de café espresso (média de 60ml) + 2 partes de leite vaporizado + 1 camada fina de espuma de leite.


O que é Caffè Latte?

O Caffè Latte (ou simplesmente Latte) é um drink cafeinado encontrado com facilidade em cafeterias de todo o mundo, inclusive na versão gelada e com outros acompanhamentos como o caramelo e chocolate, e outras que substituem o café espresso, como é o caso do matcha latte feito com chá verde em pó e leite vaporizado. 

É muito popular nos Estados Unidos e nas cafeterias de segunda onda, como a Starbucks. Normalmente é servido em copos ou xícaras finas e altas, de 200 a 300 ml. 

É composto por 1 parte de café espresso, 2 partes de leite vaporizado e 1 parte (ou menos) de espuma de leite. Em questão de cremosidade e sabor, ele realça mais o leite do que o café e é tem a textura mais fina que o cappuccino. É indicado para quem gosta de um drink mais leve, com sabor sutil do café e textura mais fina.

Os europeus misturam café e leite desde o século 17 e acredita-se que o termo “caffè latte” foi usado pela primeira pelo escritor William Dean Howell, em “Italian Journeys”, publicado em 1867. A ele é dado o crédito de criar ou pelo menos de trazer ao público o termo que hoje é comumente chamado simplesmente de latte.

Uma das variações mais comuns do Latte é o gelado com xarope de açúcar. Aqui tem uma receita de como fazer o Latte gelado em casa, usando leite condensado. 

CAFFÈ LATTE

Origem: Itália

Vaporização: A textura e temperatura do leite são de fundamental importância na sua preparação. O leite deve ter uma espuma com textura mais “fina”, brilhante e levemente cremosa, ideal para o processo de latte art. Além disso, o espresso deve ser extraído perfeitamente para que ocorra uma boa harmonização.

Sensação tátil na boca: Cremoso, mas não tanto como o Cappuccino. Aqui prevalece o sabor do leite.

Montagem: 1 parte de café espresso (média de 30ml) + 2 a 3 partes de leite vaporizado + 1 camada de espuma de leite vaporizado + adicionais como calda de chocolate, caramelo, xarope de açúcar etc (opcional) 

>> Quer cafés de qualidade para fazer drinks na sua casa ou cafeteria? Acesse aqui.<<

Como Escolher entre Cappuccino, Flat White ou Caffè Latte?

A primeira coisa antes de escolher entre o Cappuccino, Flat White e Caffè Latte, é importante saber que cada cafeteria e lugar tem uma tradição e releitura para cada um dos drinks. Então, antes de pedir em uma cafeteria, pergunte ao barista como ele faz cada um. 

Se for fazer em casa, use a receita e proporção que mais te agrada. Você pode até inventar um novo drink para você.

Depois de conhecer cada um dos tipos de drinks mais famosos da cafeteria, qual o seu preferido?

Ficou com alguma dúvida? Me mande uma mensagem.

Comprar cafés especiais