Receita de Latte Caramel de Cafeteria – Com Caramelo Caseiro

Publicado em Tags ,

O latte é uma bebida à base de espresso e leite vaporizado muito famosa em cafeterias de todo o mundo. Conta com versões geladas e com acréscimo de ingredientes como  chocolate e caramelo ou ainda com substituições ao café espresso, como o matcha (chá verde em pó). Fizemos a nossa versão do latte caramel, que é o café com leite cremoso e caramelo. É fácil e muito gostoso.

Assista ao vídeo ou continue lendo o post:

A mistura de café e leite já é feita na Europa desde o século 17 e acredita-se que o termo “caffè latte” foi usado pela primeira vez pelo escritor William Dean Howell, em “Italian Journeys”, publicado em 1867. A ele é dado o crédito de criar ou pelo menos de trazer ao público o termo que hoje é comumente chamado simplesmente de latte.

Não é nenhum segredo que o latte é muito popular nos Estados Unidos e nas cafeterias de segunda onda, como a Starbucks. Normalmente é servido em copos ou xícaras finas e altas, de 200 a 300 ml. 

Ele é composto por 1 parte de café espresso, 2 partes de leite vaporizado e 1 parte (ou menos) de espuma de leite. É o drink de cafeteria mais indicado para quem gosta de uma bebida mais leve, com sabor sutil do café e textura mais fina.

Nós fizemos um post explicando as diferenças entre o Latte e dois outros drinks famosos de cafeteria. Veja aqui o post completo sobre a Diferença entre Cappuccino, Caffè Latte e Flat White.

Para esta receita, incluímos uma deliciosa harmonização com café e leite: o caramelo. Tem como usar caldas de caramelo prontas, mas abaixo, ensinamos a fazer em casa de uma forma rápida e muito barata.

A textura cremosa do leite também vai influenciar muito no drink. Aqui tem um post ensinando a deixar o leite cremoso de várias formas. 

Por último, a qualidade do café usado no preparo é essencial para uma bebida saborosa. Utilizamos o café Eclipse da assinatura coffee&joy. Ele harmonizou perfeitamente com os demais ingredientes. O Eclipse possui notas de frutas secas e cítricas, nozes e chocolate ao leite. Preparamos o café na prensa francesa, mas fique a vontade para escolher outra forma de preparo. Lembre-se de fazer um café concentrado.

Quer descobrir como preparar o seu? Confira a lista de ingredientes abaixo e aproveite!

>>Veja outros drinks com café<<


Rendimento: 1 porção

Tempo de preparo: 10 minutos

Caramelo Caseiro

Ingredientes:

– 150 gramas de açúcar

– 40 ml de água mineral/filtrada

– 10 gotas de limão

– 115 ml de creme de leite em temperatura ambiente

– 10 gramas de manteiga gelada

Modo de Preparo:

Em uma panela, adicione o açúcar, as gotas de limão e a água. Mexa para dissolver o açúcar e leve ao fogo em chama baixa/média até engrossar. 

Dica importante: Não mexa com a colher, se precisar, balance sutilmente a panela para misturar. Passe um pincel molhado na lateral da panela para limpar o açúcar que fica grudado na parede da panela. Dessa forma, o caramelo não cristaliza.

Quando a mistura engrossar, desligue o fogo e coloque o creme de leite. Misture com uma colher de pau ou de silicone e volte ao fogo baixo.

Reduza o caramelo por 5 minutos e retire do fogo. Acrescente a manteiga gelada, misture e reserve. 

PS: O caramelo pode ser guardado na geladeira por até 1 semana e utilizado como calda de sorvete e bolos. Você pode substituir o caramelo caseiro por um industrializado já pronto.

 

Latte Caramel

Ingredientes:

– 50ml de café coffee&joy já pronto

– 40ml de caramelo

– 110ml de leite integral ou bebida vegetal

Modo de preparo:

Prepare o café como de costume. Nas cafeterias, se usa o café espresso, mas se não tiver em casa, use a cafeteira italiana (que faz um café mais intenso) ou, então, qualquer outro utensílio, só que com uma proporção mais concentrada. Aqui, usamos 2 colheres de sopa de pó de café (26 a 30g) para cada 1 copo americano de água (130ml) na Prensa Francesa. Mas também dá certo se usar a mesma proporção no filtro de papel e de pano também. Escolhida a forma de fazer o café, veja aqui as dicas de como prepará-lo.

Aqueça o leite ou a bebida vegetal, mas não deixe levantar fervura. Para deixar o leite com uma textura cremosa utilize um espumador, mixer, garrafa com tampa ou prensa francesa. Aqui tem um post ensinando a deixar o leite cremoso de várias formas.

Em uma taça, caneca ou copo alto, adicione 40 ml de caramelo.

Adicione o leite vaporizado/batido devagar em cima do caramelo.

Por fim, coloque a dose de café bem devagar sobre o leite. O objetivo é formar uma camada de café abaixo da espuma do leite, para dar o efeito de duas cores.

Se quiser, adicione mais caramelo por cima.

Dica: o Latte Caramel fica muito gostoso gelado, então, para uma versão ideal para o verão, adicione 1 copo de gelo ao drink.

Enjoy!

Ficou com vontade de provar o drink? 

E que tal preparar um em casa e ainda ganhar cafeínas? É só tirar uma foto bem bonita e marcar a @coffee_and_joy nas redes sociais!

Conta aqui nos comentários se gostou da receita e qual a próxima que gostaria de ver aqui.