Até para quem ama café pode parecer estranho combinar ele com bebida alcoólica. Mas se você quiser inovar e adicionar o café em outros momentos de descontração da sua vida, estas harmonizações vão te surpreender!

Ouse, saia da mesmice e seja diferente. Você, que é amante de café, pode levar sua paixão cafeinada muito além da mesa do café da manhã ou das reuniões de trabalhos. Com essas 4 receitas de drinks de cachaça e café que preparamos, o café também vai te acompanhar em todos os momentos de descontração.

Chega de fazer drinks clichês e da forma que todo mundo faz. As receitas que preparamos são diferentes, ousadas e deliciosas, além de práticas e fáceis de fazer!

Se prepare, pois os drinks de café e cachaça serão a nova sensação da sua reunião de amigos ou festa com a família. A começar pela caipirinha, que aqui ganha um novo e surpreendente ingrediente: o café coado.

Quer descobrir como festejar com o café? Então confira o vídeo com as 4 receitas deliciosas de drinks de café com cachaça a seguir!

 

DRINKS ALCOÓLICOS COM CAFÉ 

O segredo para fazer drinks com café é respeitar as proporções, utilizar produtos de qualidade e alternar os métodos de preparo do café especial de acordo com o resultado esperado. 

Para homenagear dois queridinho brasileiros, as 4 receitas dos drinks de café foram feitas com cachaça e, após diversos testes, selecionamos os métodos de preparo e as proporções dos ingredientes base para chegar em um perfeito equilíbrio do drink perfeito (as receitas completas estão logo ali embaixo).

Nestas receitas, usamos a Cachaça Legítima de Minas Amburana, da Cachaçaria Nacional. Produzida em Ouro Branco-MG. A Cachaça escolhida para fazer os drinks foi armazenada por 2 anos em barris de amburana, tem aroma adocicado (mel), amadeirado, de baunilha e de côco. Possui sabor doce, corpo aveludado e retrogosto agradável e forte de baunilha.

A Cachaça foi harmonizada com dois cafés especiais Coffee & Joy. O café Astronauta, que possui sabor intenso com notas de chocolate, uva passa e avelã, com acidez cítrica, corpo cremoso e finalização longa e doce. E o café Dama da Noite, que possui notas florais no sabor e, ainda, notas de lima amêndoas e caramelo, com acidez cítrica e doce, corpo denso e viscoso, com uma finalização constante, longa e doce. Combinação perfeita com a cachaça!

Para os drinks mais suaves e refrescantes, os cafés foram coados em filtro de papel comum. Confira aqui o passo a passo de como preparar um café coado perfeito.

Para o drink de café e cachaça sem misturas ou adição de açúcar, a melhor opção foi utilizar o cold brew (o café extraído a frio – veja aqui a receita completa). O corpo licoroso do cold brew, a acidez e a doçura alcançada é a perfeita harmonização para a cachaça.

Por fim, no drink mais pancadão, o café foi extraído na cafeteira italiana (ou moka), que extrai um café mais intenso. A receita de como extrair o melhor café neste método está aqui.

Agora, para as receitas dos drinks de café:

4. CAIPIRINHA DE CAFÉ (a partir do minuto 1:08)

Ingredientes

– 1 limão

– 3 colheres sobremesa de açúcar

– Gelo

– 100 ml de cachaça

– 50 ml de café Coffee & Joy coado no filtro de papel

Como Preparar

Corte a tampa do limão, depois em quadradinhos, retirando a parte branca do meio, que pode amargar o drink.

Coloque em um copo alto e adicione o açúcar. Amasse para extrair o suco.

Adicione a cachaça e o gelo.

Por fim, adicione o café ainda quente, bem devagar.

Enjoy!

Caipirinha de Café Coffee & Joy

 

3. CAPIVARA COFFEE (a partir do minuto 3:49)

(Receita desenvolvida pelo barista Leo Gonçalves)

Ingredientes

– 1 rodela de laranja

– 60 ml cachaça

– Gelo

– Guaraná

– 30ml de café Coffee & Joy coado no filtro de papel

Como Preparar

Em um copo ou taça, adicione a fatia de laranja, o gelo e a cachaça.

Coloque o café especial devagar, ainda quente.

Adicione o Guaraná até completar o copo e misture tudo antes de beber.

Enjoy!

Capivara Coffee

 

2. COLD BREW DE CACHAÇA (a partir do minuto 5:35)

Ingredientes

– 50 ml cachaça

– 50ml de cold brew feito com café Coffee & Joy

– 1 rodela de limão (opcional)

Como Preparar

Misture todos os ingredientes em um copo.

Enjoy!

Cold Brew com Cachaça

 

1. IRISH COFFEE DE CACHAÇA (a partir do minuto 7:44)

Ingredientes

– 2 colheres de chá de açúcar mascavo

– 150ml de café Coffee & Joy feito na Cafeteira Italiana

– 50ml cachaça

– Chantilly a gosto

Como Preparar

Em uma caneca, adicione o açúcar e o café. Em seguida, adicione a cachaça e misture tudo. Por fim, adicione o chantilly por cima. Não é necessário misturar para apreciar.

Enjoy!

Irish Coffee com Cachaça

E, aí, fez alguma receita? Conta pra gente nos comentários o que achou e marque o Coffee & Joy nas suas redes sociais (Instagram ou Facebook) e compartilhe com a gente o seu momento do café!

>> Ainda não recebe cafés incríveis na sua casa ? Conheça o Universo do Coffee & Joy <<

Comprar cafés especiais